Marketing digital para empresas de tecnologia

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A área da tecnologia está em constante evolução e todos os dias surgem novos produtos e serviços digitais.

E é neste ambiente digital super competitivo, que as empresas de tecnologia têm de definir a estratégia de marketing mais eficaz para promover os seus produtos e/ou serviços.

Deixamos alguns pontos que deve ter em conta:

SEO (Search Engine Optimization)

É o conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar o posicionamento do website nos motores de pesquisa.

Mas atenção: a implementação destas técnicas não é um processo pontual, ou seja, manter o website otimizado é uma tarefa contínua. 

É preciso acompanhar constantemente as últimas alterações do algoritmo dos motores de pesquisa para que o seu site possa aparecer  os 1º lugares das pesquisas.

Existem várias ações possíveis de implementar mas vamos indicar só algumas:

  • Criar conteúdo

A maioria dos websites de empresas de tecnologia são formais e estáticos. Ou seja, têm a informação essencial dos produtos e serviços, equipa, contactos, etc. Mas para os motores de pesquisa é importante ter conteúdos novos para rastrear. Portanto, é essencial criar dentro do site um blog ou separador com notícias ou estudos científicos, para que o motor de pesquisa seja “alimentado” com regularidade. 

E este ponto leva-nos até à próxima ação

  • Construção de autoridade

Através da criação e partilha regular de artigos de opinião científicos ou tecnológicos, as empresas de tecnologia começam a ser reconhecidas como profissionais da área, tornando-se referência no mercado tecnológico.

Aqui é preciso ter em conta a linguagem técnica que é própria das várias áreas tecnológicas. É importante manter os termos técnicos, que demonstram o profissionalismo e conhecimento da área. Mas também é importante tornar o discurso acessível. Ofereça soluções para problemas específicos e explique através de exemplos ou enquadre com situações reais do dia-a-dia, sempre que possível claro.

  • Experiência do utilizador

Existem vários itens a ter em conta mas vamos indicar só alguns que devem estar otimizados, tais como: a velocidade de carregamento da página, website responsivo (adaptado a todos os dispositivos) e uma navegação clara e intuitiva do site.

  • SEO on-page

São técnicas que podem ser aplicadas dentro de cada página do site. Tais como: 

  • Usar a palavra-chave no título e subtítulo da página;
  • Otimizar as imagens com ALT e legenda;
  • Definir a meta-description;
  • Escolher o URL mais adequado ao conteúdo dessa página;
  • Definir uma hierarquia de prioridades dentro da página através de headings (H1, H2, H3…);
  • Links internos para relacionar páginas que abordam temas semelhantes,, facilitando também o conhecimento de novas páginas para o leitor e os motores de pesquisa.

Já que falamos nisso 😉pode ter interesse em ler: 7 mitos a ter em conta na estratégia digital.

Conteúdos

A criação de conteúdo é uma estratégia relevante. No entanto, para muitas empresas na área da tecnologia, o principal desafio é conseguir transformar a linguagem técnica acessível a todos.

E é através destes conteúdos que se educa o público, se cria uma audiência fiel e se conquistam clientes. 

Deixamos algumas ideias para empresas de tecnologia:

  • Vídeo da equipa ou departamento de desenvolvimento/investigação (proximidade);
  • Apresentação dos benefícios dos serviços/produtos através de tutoriais (preocupação);
  • Partilhar testemunhos de clientes (reconhecimento);
  • Dar a conhecer o portfólio/projetos (experiência);
  • Reels sobre projetos que estejam em execução no momento (dinamismo e proximidade).

Atenção: a partilha deste conteúdo não deve colocar em risco a confidencialidade dos projetos. Sim, porque o “segredo continua a ser a alma do negócio”, principalmente em empresas de tecnologia.

Redes Sociais

Como principais canais de comunicação digital, as redes sociais devem ser selecionadas de acordo com o negócio e com a possibilidade de manter a consistência nas publicações. Ou seja, de nada adianta ter um canal no Youtube se não existe tempo ou recursos para publicar vídeos com alguma regularidade.

As redes sociais que sugerimos são as que melhor contribuem para divultar e impulsionar empresas de tecnologia:

Linkedin – melhor plataforma para B2B.

Facebook e Instagramideais para alcançar mais público através da poderosa plataforma de anúncios.

Xadequado para empresas que pretendam internacionalizar o seu negócio.

Youtubeindicado para partilhar conteúdo visual e dinâmico.

Dica: adapte os conteúdos a cada uma das rede sociais. Todas têm segmentos e especificidades diferentes.

Publicidade online

Quer divulgar os produtos ou serviços e aumentar as vendas? Pretende aumentar o reconhecimento da marca?

Seja qual for o objetivo, este tem de estar bem definido antes de investir em publicidade nas redes sociais e nos motores de pesquisa.

E porquê apostar na publicidade online?

  • Ao contrário da publicidade offline, no online é possível quantificar várias ações. Tais como: visualizações do vídeo ou da página de destino, nº de cliques, nº de interações (comentários, gostos, partilhas…), quantas pessoas alcançadas pelo anúncio, etc. Para além disso, sabemos em “real time” qual o ROI, ou seja, quanto investimos vs qual o retorno desse investimento.
  • É possível parar os anúncios a qualquer momento, caso não estejam a gerar os resultados pretendidos, reajustar a estratégia e começar de novo.

Independente do tipo de produto ou serviço, acredite…ele está a ser pesquisado online!

Portanto, se os consumidores estão online, as empresas de tecnologia também devem marcar uma presença forte no digital.

Eventos

Ao falar em eventos pensamos logo em algo presencial como: feiras, exposições, seminários, etc.

Mas tudo pode ser transformado para o online. E todos tivemos essa experiência com a pandemia: reuniões no meets, webinars no zoom, feiras virtuais…

Os eventos são ideais para fazer networking, estabelecer parcerias, gerar leads e fechar vendas.

E para empresas de tecnologia criar eventos no digital não será muito complicado, basta um pouco de criatividade a definir os temas:

  • Entrevistar um “guru” da tecnologia
  • Uma sessão de perguntas e respostas sobre um produto ou serviço
  • Realizar um webinar onde sejam abordados vários temas da área da tecnologia e com palestrantes reconhecidos

Mas mesmo sendo possível adaptar os eventos para o digital, a nossa equipa confessa: preferimos os eventos presenciais aos online 😉

O ambiente, o dinamismo, a interação e a partilha entre parceiros, colegas e o público é único e insubstituível.

Precisa desenvolver uma estratégia de marketing digital para a sua empresa de tecnologia e não sabe como começar?

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