Que o “Conteúdo é Rei” nas estratégias de Marketing Digital, já não é novidade. No entanto, muitos erros são cometidos. É importante comunicar, mas sobretudo comunicar bem. Por isso aqui ficam alguns dos principais erros a evitar na criação de conteúdo:
1. Não definir o público-alvo é dos primeiros erros a evitar na criação de conteúdo
O ponto de partida para uma boa estratégia de marketing é definir o público-alvo. É fundamental conhecer bem o segmento ou segmentos que pretende atingir, quais os interesses e características.
2. Ter apenas conteúdo sobre a própria empresa
Os conteúdos institucionais, nomeadamente as informações relevantes sobre o negócio não devem passar os 10% dos conteúdos partilhados. E esta regra deve ser aplicada em qualquer plataforma de social media, seja num blog, nas newsletters ou outra ferramenta de comunicação. Na estratégia de criação de conteúdo é muito importante inserir outro tipo de conteúdos que possam ajudar o público-alvo a resolver os seus problemas. Partilhar dicas e/ou contar histórias que não mostrem somente o negócio numa perspectiva empresarial.
3. Não ensinar
Como já referi no ponto anterior, um dos erros a evitar na criação de conteúdo, é também, a falta de compreensão da necessidade que o público-alvo têm em aprender. É importante ensinar o público. Disponibilizar informação para que ele possa aumentar o conhecimento e o interesse pela sua área de negócio. Basicamente: ajudar a resolver os problemas do público-alvo.
4. Utilizar apenas uma linguagem criativa
Escrever de forma simples, curta e objectiva é o ponto de partida para chegar a qualquer pessoa. De nada serve escrever um texto muito elaborado se depois o público-alvo não o vai entender nem reter a mensagem. Assim, usando uma linguagem simples e acessível é possível chegar mais facilmente ao público-alvo, aumentando a probabilidade destes voltarem e quererem continuar a visitar um determinado website, uma página numa rede social ou um blog.
5. Demasiada escrita técnica
Independentemente da área de negócio, importa referir que quando se escreve um artigo para o blog da empresa, esse artigo não é apenas para um público especifico, com conhecimento na sua área de atuação. O artigo irá chegar a qualquer pessoa com interesse na área, quer seja profissional ou amador, quer conheça ou não a linguagem técnica. Por isso, não utilize uma linguagem com demasiados conceitos técnicos. Escreva artigos acessíveis e transforme esse conhecimento em exemplos concretos e simples.
6. Ser sucinto na linguagem
Considerado mais um dos erros na criação de conteúdo, a informação demasiado simples, pouco apelativa e que pouco contribui para os leitores pode ser um problema para as empresas. Se por um lado o excesso de informação técnica pode afastar o público, devido à especificidade do serviço/produto, o oposto também acontece. Se não houver informação relevante, interessante, original e que cative o leitor a perceber a mensagem, este pode ser um motivo para a perda de potenciais clientes. Desta forma, o leitor não vai sentir interesse nem no artigo nem em conhecer a empresa.
7. Não haver consistência
É necessário haver uma certa consistência no tipo de artigos e na regularidade com que publica os conteúdos. Porque como em todas as estratégias, nem sempre os resultados surgem de um dia para o outro. É preciso haver critérios e periodicidade para que depois também possa haver resultados.
8. Não ter conteúdo diversificado para cada público
Não pode esquecer que quem procura a informação sobre a empresa, produto ou serviço, pode estar em diferentes fases do processo de compra. Pode ser um cliente habitual, que conhece os produtos e os seus benefícios. Pode ser um potencial cliente à procura de esclarecer algumas dúvidas iniciais. Ou pode ser alguém que não está sensibilizado para o produto. Assim é importante, criar conteúdos a pensar nestes públicos, que estão em níveis diferentes e portanto, procuram diferentes tipos de conteúdos.
9. Não escrever a pensar para o Google
O Google é o maior motor de pesquisa, por isso não se esqueça, se quer ser encontrado pela grande maioria das pessoas que fazem pesquisas online, deve seguir alguns critérios. Criar conteúdos com palavras-chave coerentes ao seu negócio e usar as técnicas de SEO para garantir que as páginas sejam indexadas e encontradas pelo público-alvo, são uma óptima estratégia.
10. Não promover os conteúdos
Não fique à espera que as pessoas encontrem os seus artigos. Promova-os nas redes sociais, em fóruns ou em grupos de discussão onde faça sentido disponibilizar essa informação. Fique atento ao mercado e localize o seu público, leve até eles os conteúdos e incentive à partilha.
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