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em que redes sociais apostarEm que rede social deve apostar? Facebook? Instagram? Twitter? Independentemente disso, não se foque apenas numa. Identifique outras redes sociais onde o seu público-alvo também possa estar presente.

 

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Identificar as redes sociais

No planeamento da estratégia para as redes sociais é importante não se focar apenas na plataforma que está na “moda”. Apesar do Facebook continuar a ser a rede social com maior número de utilizadores em todo o mundo, a verdade é que há outras redes que podem ser ainda mais relevantes para o seu negócio.

Antes de seleccionar uma rede social, tente perceber primeiro onde realmente está o seu público-alvo. Identifique também onde estão os seus potenciais parceiros, onde está a concorrência e onde poderão estar os opinion makers.

 

Analisar o número de utilizadores e a dinâmica de cada uma das redes sociais

Por exemplo, para um canal de notícias, o Twitter, enquanto microblog pode ser uma ótima estratégia. Mas para uma empresa de recrutamento o Linkedin, enquanto rede para contactos profissionais, é presença obrigatória.

Já na restauração, hotelaria e comércio local deverão ficar atentos às avaliações dos utilizadores no Foursquare e no TripAdvisor.

Mas se por outro lado, o seu negócio produz muitos conteúdos visuais, então o Youtube, Instagram ou até mesmo o Pinterest que permite aos utilizadores partilharem os conteúdos visuais favoritos, são as redes onde deve marcar presença.

E o Snapchat? Bem, essa é a rede social para os mais jovens mas se eles não são o seu público-alvo, não insista! Marcar presença numa rede social só porque está na moda não é boa estratégia 😉

 

  • Dicas

1º Definir o público-alvo. Não vale a pena avançar se não sabe com quem quer comunicar.

 

2º Analisar a rede social. Cada plataforma tem um propósito e pode ser ou não relevante para o seu público. Não faz sentido criar uma conta no Instagram se o seu público-alvo estiver no Twitter.

 


Sara Cardoso

A Sara é Consultora de Marketing, Formadora em Gestão de Redes Sociais e Co-Founder da Conteúdo Digital. É licenciada em Gestão de Marketing pelo IPAM e Pós-Graduada em Web Marketing pela ESTG de Leiria. Atualmente é também Docente Assistente Convidada na ESTG de Leiria onde leciona as unidades de Ferramentas de Marketing Digital e Marketing Digital e Web Social.