As selfies enquanto ferramenta de marketing

SELFIE

As selfies vieram para ficar!

Popularizada pelo Instagram, a selfie foi a grande destacada na noite dos Óscares, no dia 2 de março de 2014.

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O momento foi protagonizado pela apresentadora Ellen DeGeneres que se reuniu com várias estrelas de Hollywood, entre elas, Brad Pitt, Meryl Streep, Bradley Cooper, Kevin Spacey e Jennifer Lawrence, para tirar uma selfie.

A foto, publicada no Twitter oficial de apresentadora, rapidamente se tornou viral na internet, sendo a mais retwitada na história desta rede social.

No entanto, o momento que parecia ser natural e descontraído, não passou afinal de uma estratégia de marketing da Samsung!

Ler também: O poder das hashtags nas redes sociais

 

Qual a importância das selfies?

Antes de mais importa esclarecer o verdadeiro conceito de selfie, que significa auto-retrato e é uma foto tirada e partilhada na internet.

Num mundo onde cada vez mais o egocentrismo é a palavra-chave, as selfies podem ser uma excelente forma de promover marcas e negócios. As selfies são ideais para combinar humor e realidade em campanhas nas redes sociais. No entanto, esta ferramenta, para ser bem sucedida deve estar integrada numa estratégia. E certifique-se que está a cumprir os seguintes passos:

Analisar o público-alvo

O público está familiarizado com esta nova ferramenta de marketing? Será que os clientes se vão sentir próximos da marca, aderindo à campanha e interagir?

Planear uma estratégia

Definir os objetivos e planear a ação de acordo com os objetivos do negócio, com os valores da marca e o posicionamento no mercado. E não esquecer de responder às seguintes questões:

  • o que quer que as pessoas saibam?
  • Em que é que o produto ou serviço se destaca?
  • Como reagir numa situação de crise?
Ser natural e real

As principais caraterísticas das selfies são o serem reais e naturais. Por isso, promova uma campanha com base nestes dois conceitos. Aproveitando para divulgar, por exemplo, um produto numa situação do quotidiano.

Há quem ache as selfies uma fortíssima ferramenta de marketing para as redes sociais. Há quem defenda que estas são apenas o reflexo de uma “geração eu” e egocêntrica. Mas discussões à parte, a verdade é que muitas são as marcas que têm vindo a aderir à moda das selfies.

Boas práticas

A Turkish Airlines colocou Bryant e Messi numa disputa de selfies. A companhia aérea fez um vídeo promocional com cada um a tirar fotos em diferentes cidades. O vídeo, que dois dias após ser publicado contava com mais de 16 milhões de visualizações no You Tube, neste momento, já tem mais de 145 milhões de visualizações.

Veja aqui o vídeo da Turkish Airlines

A Johnson & Johnson também incentivou o envolvimento dos seus clientes nas selfies. Através de uma campanha em que cada cliente que acedesse à app Doe e fizesse o upload para o site com uma selfie pessoal estaria a contribuir para uma boa causa.

Estudo da revista Time

Dado o imediatismo da palavra, a revista Time fez um levantamento do número de selfies tiradas no Mundo. Lisboa aparece em 33º lugar. Em primeiro surge a cidade filipina de Makati City, em segundo e terceiro lugar, Manhattan e Miami, respetivamente.

Na cidade onde se tiram mais selfies, Makati City, Filipinas, foram registadas no Instagram cerca de 258 por 100 mil habitantes. Quanto a Lisboa registou 56 selfies por 100 mil habitantes.

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