Homens e mulheres nas redes sociais

homens e mulheres nas rede sociais

homens e mulheres nas rede sociaisOs homens e as mulheres utilizam as redes sociais de formas muito diferentes e com objetivos muitos distintos. Por isso, antes de definir a sua estratégia para as redes sociais, entende quais são as principais diferenças entre ambos os sexos.

Hoje em dia, mais de metade dos utilizadores nas redes sociais são as mulheres. E que habitualmente preferem os canais visuais, como Pinterest, Tumblr ou Instagram. Na verdade, o Pinterest, o Tumblr, o Facebook, o Twitter e o Instagram são dominados por mulheres. Assim como no consumo de notícias através das redes sociais. Ao contrário dos homens que partilham mais notícias com outros homens. Mas vamos ver as diferenças, entre homens e mulheres nas redes sociais,  em números.

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Homens e Mulheres nas redes sociais

Segundo dados da Pew Research Center, Burst Media e Nielsen, quando se trata em seguir e interagir com uma marca, as mulheres estão na linha da frente com 54%, enquanto que, apenas 44% dos homens interagem ou gostam de uma marca nas redes sociais. Em relação às ofertas ou promoções lançadadas, 53% das mulheres contra 36% dos homens usufruem das mesmas. 39% das mulheres utilizam as redes sociais para se manterem actualizadas, já os homens são 33% os que utilizam as redes sociais para os mesmos fins.

Para além da interação com as marcas ser superior nas mulheres, também nos comentários essa tendência se mantém. Sendo que 28% das mulheres utilizam as redes sociais para fazer um comentário à marca, contra 25% do sexo masculino.

Ainda mais interessante é que as mulheres estão mais predispostas a utilizar dispositivos móveis para aceder às redes sociais do que os homens. As diferenças no acesso aos meios de comunicação sociais pelos smartphones é pequeno, 46% das mulheres e 43% para os homens. Mas quando falamos no uso de tablets, as diferenças são muito maiores, 32% das mulheres usam o tablet para aceder às redes sociais, contra 20% dos homens.

O LinkedIn é uma rede social empresarial e profissional. E é a única plataforma onde os homens estão à frente, com 24% contra 19% das mulheres.

Ao definir uma estratégia, é importante ter em conta estes diferentes comportamentos entre homens e mulheres nas redes sociais. Lembre-se que para além de serem as mulheres a contribuirem em maior número para aumentar o número de utilizadores nas redes sociais, é também, o sexo feminino que mais interage com as marcas e que mais acede via mobile.

 

Como é que estas tendências beneficiam o seu negócio?

Com estes dados estatísticos é possível ter uma percepção das principais diferenças comportamentais entre homens e mulheres nas redes sociais. Apesar de serem em menor número, não devemos esquecer que o sexo masculino também está presente nestas plataformas sociais. No entanto, a verdade é que podemos direcionar alguns dos nossos conteúdos para as mulheres.

Porque não criar conteúdos que vão ao encontro dos interesses femininos e que se enquadrem com o seu negócio? Crie mensalmente promoções, ofertas ou descontos especiais dirigidos às mulheres. Todas as mulheres gostam de ser mimadas. Porque não presenteá-las com uma amostra de um produto ou com um presente personalizado?

Quanto mais segmentada for a nossa estratégia mais envolvidos os nossos fãs ficam com a marca. E mais vontade vão ter de partilhar essa felicidade com os seus amigos.

Para mais informações consulte o infográfico.