Storytelling nas redes sociais

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O storytelling consiste no método de utilizar palavras ou recursos audiovisuais para transmitir uma história. Essa história pode ser contada de improviso ou pode ser uma história estrategicamente bem planeada.

Numa perspectiva mais empresarial, o storytelling é a partilha de uma história ou experiência única e real de uma empresa ou de um produto. Cujo objetivo é criar uma relação de proximidade entre a empresa e o cliente.

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Uma boa história deve ser interativa, visual, apelativa e despertar emoções. Deve usar uma linguagem realista, ter personagens com a qual a audiência se identifica e ter um conflito facilmente identificado e que é resolvido.

E nas redes sociais esta técnica é fundamental. As imagens têm de ser apelativas e que falem por si e os textos não podem ser longos. Tem de ser possível conseguir transmitir a mensagem em poucos caracteres. Desta forma, o storytelling é excelente para atrair os fãs da marca, para os aproximar, para os emocionar e para demonstrar os valores da empresa.

Como desenvolver uma estratégia de Storytelling?

Seja através de uma imagem, um vídeo ou um texto, há algumas regras a não esquecer:

  • Revelar algo pessoal, íntimo ou desconhecido sobre a empresa ou marca
  • Transmitir uma emoção específica: alegria, medo, desejo raiva ou felicidade, para atrair o leitor
  • Envolver o leitor numa viagem narrativa imaginária ou real, onde possa experimentar uma transformação entre o começo, o meio e o fim.

 

O que podemos utilizar para o Storytelling?

  1. Contar algo sobre o fundador ou sobre a origem da empresa.
  2. Mostrar as histórias de hoje, pessoas reais da empresa, aqueles que “fazem” a marca de forma autêntica. Dar a palavra aos colaboradores. Deixar que sejam eles a contar o seu ponto de vista e a forma como vêem a marca. Por exemplo: aproveitar o lançamento de um novo produto, a chegada de um novo colaborador ou um prémio atribuído.
  3. Envolver os valores da empresa nos conteúdos. Partilhar as políticas de sustentabilidade ou a participação numa acção de solidariedade. Esta partilha é fundamental para perceber quais os valores da empresa e que causas defende.
  4. Dar ouvidos à audiência e incentivar a partilharem a opinião sobre a empresa. A integração da audiência na empresa, através da partilha de conteúdo ou de opiniões é uma forma de aproximação.

 

Transmedia storytelling

Transmedia storytelling é a técnica de contar uma história ou experiência em múltiplas plataformas de social media e em vários formatos.

Mas atenção,  é preciso adaptar os conteúdos da storytelling a cada plataforma sem nunca esquecer o público-alvo.

Boa prática

Como disse Bernadette Jiwa, num dos seus artigos:

“O poder do storytelling conseguiu criar uma nova categoria de café, como fez o Starbucks. O poder da história também conseguiu que um cliente faça mais 4 km e pague três vezes o valor normal por um café. As marcas como a Starbucks ou a Apple estão construídas sobre muito mais do que benefícios e especificações dos produtos. O produto é só uma parte da história, e a relação com um futuro cliente em potencial começa muito antes de sequer comprar o produto. (…) Os sinais que se enviam não devem ser só sobre o QUE faz e COMO faz, e sim sobre o que a marca representa, os valores, as convicções”.

E a sua marca tem histórias para contar? 

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