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SMOSocial Media Optimization (SMO) são um conjunto de ações que que têm como objetivo direcionar tráfego para o site, melhorando a performance de SEO nos motores de busca.

Atualmente o Google e outros motores de busca não são as únicas formas de pesquisa online. As redes sociais têm vindo a aumentar de relevância na geração de tráfego, pelo que devem também ser consideradas na optimização do seu site.

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Quais as técnicas de SMO que podemos aplicar?

É muito simples: optimizar o site de forma a que facilmente dê origem a links externos. E com o conteúdo a ser partilhado mais facilmente a empresa ou produto aparecem em pesquisas nas redes sociais e nos motores de busca.

No entanto, é importante referir que as técnicas de SMO são complementares às de SEO (search engine optimization), mas não são um substituto. Os motores de busca, nomeadamente o Google, ainda são as principais fontes para levar visitantes ao site e uma aposta em SEO deverá estar ainda à frente do SMO. O ideal será manter as duas estratégias em simultâneo, de forma a optimizar o site como um todo.

Para melhor implementar as técnicas de SMO estes são os 5 princípios fundamentais:

1. Criar conteúdo interessante

A partilha é o elemento principal do SMO. Por isso, para que o conteúdo seja partilhado, os conteúdos têm de ser originais, simples, que tragam valor aos utilizadores e que estejam de acordo com o público-alvo e com a área de negócio.

2. Tornar a partilha fácil

Inserir os botões de partilha no site e em todos os conteúdos para que sejam partilhados. Definir uma estratégia e colocar esses botões em lugares de destaque para que o utilizador goste e partilhe imediatamente.

3. Recompensar os fãs ou seguidores

Nas redes sociais o envolvimento com os fãs é fundamental. De nada adianta ter muitos fãs se eles não interagem com a empresa ou não se sentem envolvidos. É preferível ter um número de fãs menor, mas que interage com a empresa.

4. Partilhar o conteúdo

Criar conteúdos e partilhar em diferentes plataformas de social media. Ao criar vídeos, por exemplo, colocar no youtube ou no vimeo. Se for uma apresentação colocar no slideshare, etc…

Escrever conteúdo com qualidade e para diferentes plataformas de social media e encaminhando sempre os leitores para o site.

5. Incentivar os utilizadores a comentar

Incentivar os fãs e seguidores a comentarem, a partilharem e a deixarem uma opinião. Quanto mais comentários, gostos e partilhas o conteúdo tiver melhor vai ser o seu lugar nos motores de busca.


Sara Cardoso

A Sara é Consultora de Marketing, Formadora em Gestão de Redes Sociais e Co-Founder da Conteúdo Digital. É licenciada em Gestão de Marketing pelo IPAM e Pós-Graduada em Web Marketing pela ESTG de Leiria. Atualmente é também Docente Assistente Convidada na ESTG de Leiria onde leciona as unidades de Ferramentas de Marketing Digital e Marketing Digital e Web Social.