fbpx

Facebook AdsO Facebook Ads, conhecida plataforma de publicidade no Facebook, é uma poderosíssima ferramenta. 

Neste artigo, vamos explicar como funciona e quais são as principais vantagens para o seu negócio.

Na verdade, são vários os clientes que nos questionam se devem ou não investir em publicidade no Facebook (Facebook Ads). A nossa resposta é sim!

Mas, sempre com uma estratégia bem definida!
Vamos começar pelo início! 
 
O que é o Facebook Ads?
Em primeiro lugar, Facebook Ads é o sistema de publicidade paga do Facebook. Oferece uma grande variedade de formatos de anúncios.
 
Quais são as vantagens do Facebook Ads?
  • Aumento no alcance das publicações: aumenta o poder de alcance das publicações; 
  • Precisão na segmentação do público: ao acedermos ao Facebook deixamos uma enorme quantidade de informação sobre o nosso perfil, interesses e comportamentos. Como por exemplo, os gostos e comentários em publicações, participação em grupos, etc. Na verdade, são estes dados que o Facebook transforma em critérios de segmentação do seu público-alvo; 
  • Diversidade de formatos: imagens, vídeos, carrossel, links, formulários etc; 
  • Poder de análise dos resultados: os relatórios da plataforma  são completos e fáceis de compreender; 
  • Retorno sobre o investimento mesmo com baixo investimento; 
  • Interação com o público: as pessoas interagem, seja com outros utilizadores, seja com marcas que seguem.
Como funciona o Facebook Ads?

Assim sendo, podemos afirmar que a base da publicidade no Facebook está nos leilões. 

Então, o leilão de publicidade é utilizado para determinar o melhor anúncio a mostrar a uma pessoa num determinado momento.

Decerto, cada vez que existe uma oportunidade de mostrar um anúncio a alguém, decorre um leilão para determinar o anúncio a mostrar a essa pessoa.

Quem compete em cada leilão?

Primeiramente, quando os anunciantes criam anúncios, informam o Facebook acerca do público que pretendem para os seus anúncios ao definirem um público-alvo. 

Desta forma, quando existe uma oportunidade de mostrar um anúncio a alguém, os anúncios, com um público-alvo no qual a pessoa seja inserida, são elegíveis para competir no leilão.

Por exemplo, um anunciante escolhe um público de mulheres que gostam de patinagem. Enquanto outro anunciante escolhe um público composto por todos os patinadores que vivem em Lisboa. Ou seja, a mesma pessoa (neste caso, uma patinadora que vive em Lisboa) pode ser inserida no público-alvo dos dois anunciantes.

Assim, para se certificar de que o anúncio vencedor maximiza o valor das pessoas e dos negócios, o vencedor do leilão é o anúncio com o valor total superior.

O valor total é uma combinação de 3 fatores principais:
  1. Licitação: a licitação colocada no anúncio por um anunciante. Ou seja, o valor que o anunciante está disposto a pagar para alcançar o resultado esperado.
  2. Taxas de ações estimadas: uma estimativa relacionada com a interação ou a conversão de um anúncio específico. Ou seja, a probabilidade de mostrar um anúncio a uma pessoa levar a esse resultado esperado do anunciante. 
  3. Qualidade do anúncio: uma avaliação da qualidade de um anúncio determinada a partir de muitas fontes, incluindo o feedback de pessoas que veem ou ocultam o anúncio e avaliações de atributos de baixa qualidade no anúncio.
Já compreendeu a importância do Facebook Ads na sua estratégia de marketing digital? Aproveite e leia o nosso artigo sobre os 7 mitos a ter em conta na estratégia digital!
 
Ter sucesso com a plataforma de publicidade do Facebook é um processo constante, entre muitos testes. É muito importante acompanhar os resultados e ajustar sempre que seja necessário!
 

Está preparado para criar a sua primeira campanha no Facebook Ads? Procura uma equipa profissional para desenvolver uma estratégia digital para o seu negócio?  Contacte-nos

Siga-nos para mais dicas


Diana Cordeiro

A Diana Cordeiro é consultora de Marketing Digital e formadora em Redes Sociais. Co-founder da Conteúdo Digital, é pós-graduada em Web Marketing e licenciada em Comunicação Empresarial.