O Marketing Digital como estratégia, é hoje essencial para impulsionar marcas, produtos ou serviços. Conheça as vantagens do Marketing Digital na área da saúde e saiba quais são os principais passos para uma estratégia de sucesso!
Sabia que 90% das compras de serviços ou produtos começam numa pesquisa online?
É uma realidade! Atualmente, os consumidores procuram nos canais de comunicação online informação relevante e de qualidade sobre produtos ou serviços.
Na maioria das vezes é nas pesquisas pela solução dos seus problemas que começa o processo de aquisição de um cliente.
Segundo o Google, em cada 20 pesquisas realizadas no motor de pesquisa, uma é sobre saúde.
E, aqui está uma das principais razões para investir em Marketing Digital para comunicar o seu espaço de saúde!
Mas, o que é o Marketing Digital na área da Saúde?
É o conjunto de ações de comunicação que as empresas e profissionais da área da saúde utilizam para divulgar e comercializar os seus produtos e serviços, conquistar novos clientes e melhorar o relacionamento com os seus públicos, utilizando os meios digitais.
Não nos podemos esquecer que tanto os profissionais de saúde como os pacientes passam muito do seu tempo “online”. E, apesar das limitações impostas por lei à publicidade na saúde, o marketing digital tem vindo a mudar a forma como as empresas e profissionais se relacionam com os seus públicos.
Na verdade, os canais digitais permitem aceder de forma fácil e rápida a toda a informação.
Por isso, é importante lembrar que os pacientes:
- Procuram informação relevante sobre saúde e bem-estar, sobre as clínicas ou médicos em particular;
- Pesquisam testemunhos nas redes sociais, mesmo antes de selecionar a clínica ou o profissional;
- Marcam consultas através do telemóvel;
- Procuram a localização da clínica através do GPS, antes de ir até lá.
Apresentados os benefícios dos meios de comunicação digitais para os profissionais de saúde, importa reforçar, que mais importante do que estar presente é a forma como se marca presença!
Uma estratégia bem definida, estruturada e pensada para as necessidades da clínica ou espaço de saúde, garante a qualidade e o sucesso da sua presença online.
Conheça o perfil dos seus clientes, saiba quais são os principais motivos que os levam a procurar os seus serviços e analise a concorrência.
Esta análise é a chave para conhecer o seu público e planear a sua comunicação de forma mais assertiva e relevante.
Outra das grandes vantagens do Marketing Digital é a análise de resultados. Todas as ações implementadas podem ser medidas, o que aumenta ainda mais o potencial das técnicas de marketing digital na área da saúde.
Destaque: a melhor forma para chamar a atenção de um cliente é através do conteúdo ou da informação de valor que oferecemos, seja através de um artigo sobre um assunto relevante, uma dica, ou um conselho.
Mais importante do que estar presente é a forma como se marca presença nos canais digitais!
Existem diversas ferramentas e técnicas disponíveis para alcançar os melhores resultados.
As Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Instagram ou X) permitem aumentar a notoriedade, construir credibilidade, aproximar o público, parceiros e manter um relacionamento com os pacientes ou potenciais clientes com os profissionais de saúde.
O SEO, otimização para os motores de busca, tem como objetivo melhorar a posição da clínica na pesquisa orgânica nos motores de pesquisa, ou seja, permite que o paciente encontre mais facilmente a sua empresa numa pesquisa realizada através do Google, ou outros motores de pesquisa.
O Marketing de Conteúdo é uma das formas mais eficientes para se relacionar com o seu público, oferecendo conteúdos que ele queira ler ou que ele esteja a pesquisar no momento.
E nesta área da saúde, são vários os assuntos pesquisados pelos utilizadores, nomeadamente doenças, tratamentos e prevenção, o que aumenta as oportunidades de destacar os seus serviços.
Quando usamos, por exemplo, as redes sociais (Facebook, Instagram, You Tube, Linkedin, etc) para divulgar mais os nossos serviços ou produtos, ou partilhar um artigo no blog, conseguimos atingir clientes ou potenciais clientes com mais interesse num determinado tema, serviço ou produto, a um menor custo.
Lembre-se: a melhor forma para chamar a atenção de um cliente é através do conteúdo ou da informação de valor que oferecemos, seja através de um artigo sobre um assunto relevante, uma dica, ou um conselho.
Ler também: Marketing de Conteúdo para empresas
O marketing digital na área da saúde permite comunicar a sua empresa, aumentar a notoriedade do seu negócio, conquistar novos públicos e fidelizar clientes.
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