fbpx

marketing de conteúdoCom a Internet surgiu uma nova perspectiva para o marketing de conteúdo: a interação de igual para igual.

A evolução do mundo digital permitiu que os consumidores tivessem um papel muito mais ativo. Formam as suas opiniões não só pelas ações de marketing mas também pela partilha de opiniões, principalmente nas redes sociais.

E é através do Marketing de Conteúdo que a estratégia das empresas deve passar por envolver os consumidores em assuntos relativos à sua área de atuação e não apenas à venda direta do produto.

Atualmente, os clientes são bem informados e tomam decisões de compras mais aprofundadas. Assim, criar valor na mente do consumidor passa também pela criação de uma relação de confiança que vai além das promessas da marca e da relação emocional. É preciso informar e facilitar o processo de tomada de decisão. E é aqui que uma estratégia de conteúdo se assume como essencial!

Ler também: Criação de conteúdo: 10 erros a evitar

O que é o Marketing de Conteúdo?

Segundo Content Marketing Institute, “é uma abordagem de marketing estratégico focado na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público bem definido – e, finalmente, para dirigir uma ação rentável do cliente”.

Significa isto, por exemplo, que as empresas devem fornecer gratuitamente conteúdo capaz de ajudar a resolver um problema do seu público-alvo.

poupança com marketing de conteúdo

Segundo um estudo da HubSpot o, marketing de conteúdo custa 62% menos por lead do que o marketing tradicional. Ou seja, para empresas com um baixo orçamento nas áreas de marketing e comunicação, poderá ser uma ferramenta muito económica.

 

Mas porquê investir em Marketing de Conteúdo?

São muitos os estudos que apresentam dados estatísticos sobre as vantagens deste tipo de investimento para as empresas. No entanto, citamos apenas os estudos da Pew Internet & American Life Project, SRI, Search Engine Land e HubSpot, que demonstram o seguinte:

  • São feitas no Google mais de 3 biliões de pesquisas diárias;
  • 46% das pesquisas diárias são de produtos ou serviços;
  • Mais de metades dos utilizadores online lêem blogs no mínimo uma vez por mês;
  • 78% dos utilizadores  online pesquisam produtos na internet;
  • O orçamento médio das empresas gasto em redes sociais e blogs aumentou para o dobro:
  • 74% dos profissionais de Marketing afirmam que o Marketing de Conteúdo é mais efectivo que os meios tradicionais para gerar o retorno de investimento (ROI);
  • Mais de 90% dos profissionais de Marketing  B2B e 86% B2C usam uma ou mais ferramentas de Marketing de Conteúdo.

Como investir em Marketing de Conteúdo?

Como já referimos, o Marketing de Conteúdo é a disponibilização de conteúdos em diversos formatos. Nomeadamente vídeo, texto, imagem, infográfico, e-book, e-mail entre outros. Por isso, estude bem o seu público-alvo e ofereça-lhe algo com valor.

Desta forma, está não só a construir uma imagem profissional como também de identificação da marca. Permite que o consumidor veja o seu negócio com confiança e domínio sobre a área. E assim, quando o um potencial cliente precisar, irá lembrar-se de procurar a sua empresa.


Sara Cardoso

A Sara é Consultora de Marketing, Formadora em Gestão de Redes Sociais e Co-Founder da Conteúdo Digital. É licenciada em Gestão de Marketing pelo IPAM e Pós-Graduada em Web Marketing pela ESTG de Leiria. Atualmente é também Docente Assistente Convidada na ESTG de Leiria onde leciona as unidades de Ferramentas de Marketing Digital e Marketing Digital e Web Social.