Para quem cria um blog, não é novidade que “O Conteúdo é Rei”. No entanto, as empresas não criam blogs apenas por divertimento. Existem diversos objectivos, nomeadamente, para direccionar tráfego para o site, para partilhar conteúdo sobre a área de negócio e para gerar leads. Para além de envolverem os clientes ou potenciais clientes, os blogs devem ser encontrados pelos motores de busca, por isso, é fundamental aplicar as técnicas SEO nos artigos. Se os motores de pesquisa encontrarem o blog da sua empresa mais facilmente as pessoas encontram a sua empresa, aumentando assim o número de visitas.
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4 técnicas de SEO a não esquecer ao criar conteúdos:
1. Usar um título simples
Um dos mais importantes conteúdos num artigo são os títulos. Se por um lado são a primeira coisa que os leitores lêem, por outro, são também a primeira coisa que os motores de busca analisam ao avaliar o conteúdo. Assim, é fundamental que o título seja simples, direto e contenha a palavra-chave principal. Certifique-se que o título descreve não só as principais ideias do artigo, mas também que é facilmente pesquisado pelo utilizador no motor de busca.
2. Não exagere nas palavras-chave
Embora sejam muito importantes em termos de SEO, é importante também não exagerar no número de palavras-chave que utiliza. Defina cerca de 3 por artigo. Desta forma, é mais fácil manter o foco no conteúdo em si, e não apenas numa palavra-chave. Não pode também esquecer, que o excesso de palavras-chave pode ser penalizado pelos motores de pesquisa.
Dica: Tente utilizar três ou mais palavras-chave, sendo que duas devem ser mais genéricas e uma mais especifica. Por exemplo, ” receita de torta de maçã”, em que maçã é a palavra mais específica.
3. Incluir palavras-chave no corpo
Depois de seleccionadas as palavras-chave, mencione-as ao longo do texto, mas de forma natural e fluente. Integradas no conteúdo, sem que pareça forçado e que seja de fácil leitura para o leitor.
Dica: não repetir demasiadas vezes as palavras-chave. O ideal, segundo os especialistas, é que mencione as palavras cinco vezes ao longo do artigo para melhor o SEO.
4 . Escrever uma descrição abrangente
Outra coisa que muitos esquecem mas que é muito importante para os motores de pesquisa, mas também para os leitores, é a descrição. A descrição é uma ótima oportunidade para usar palavras-chave e serem encontradas pelos motores de pesquisa.
Para terminar, lembre-se que ter uma boa estratégia de marketing de conteúdos não é apenas ter em contas as técnicas de SEO. Deve para além disso, ter conteúdos interessantes, que acrescentem valor e sejam atraentes para os leitores.
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Artigo adaptado:
How to make blog posts SEO friendly