Não é novidade que a maioria dos consumidores se sentem mais atraídos pelas cores e pelo design apelativo dos produtos. E nas redes sociais não é diferente.
São as imagens que assumem principal destaque e suscitam maior interesse para clicar em determinado produto e para querer conhecer mais sobre esse produto, empresa ou serviço. Portanto, utilizar de forma coerente a cor nas redes sociais pode aumentar o reconhecimento da marca ou do produto.
Por exemplo, no Pinterest os avermelhados têm 2 vezes mais repines do que as imagens com tons de azul. Já no Instagram dominam as imagens com os tons de azul, conseguindo ter mais interação do que as de tons vermelho.
Leia ainda: 6 dicas para conversar nas redes sociais
Neste artigo, vamos apresentar o Infográfico criado pela Social Media Writing, que permite perceber e retirar os melhores resultados possíveis para uma estratégias de conteúdos visuais nas redes sociais.
Sabia que:
- 92,6% das pessoas compram determinado produto influenciadas pelo fator visual;
- 53% das fotos no Facebook têm mais likes e 104% de comentários do que outro conteúdo sem imagem;
- o reconhecimento de uma marca aumenta em 80% quando os utilizadores a associam a uma cor nas redes sociais;
- as cores são a primeira razão pela qual 85% dos consumidores adquirem um produto
- os anúncios com imagens a cores são mais lidos do que os anúncios a preto e branco;
- em Portugal a principal cor favorita da maioria dos consumidores é o azul, já a segunda é o branco.
O significado da cor nas redes sociais
O significado das cores pode variar entre culturas, no entanto, a percepção é a mesma no mundo inteiro. Ninguém consegue olhar para uma cor e ficar indiferente, todos somos imediatamente, instintivamente e emocionalmente influenciados.
Com a correta utilização da cor nas redes sociais, é possível não só alcançar os objetivos durante determinado processo de compra, como também fidelizar clientes. Mas para simplificar estas questões, o melhor é descrever quais as características que transmitem algumas das principais cores:
- Vermelho
Energia, força, paixão, erotismo, coragem, ação rápida, luxúria, desejo, vibração, liderança, velocidade, calor, atenção, generosidade, romance, entre outras. O vermelho vivo é muitas vezes utilizado em ações que incentivem à compra, por exemplo “Compre Aqui!”. Como estimulador do apetite, o vermelho é usado na promoção de produtos associados à energia: bebidas, carros, desporto e jogos.
- Laranja
Energia, entusiasmo, vibrante, vitalidade, expansivo, extravagante, excitante, bem-estar mental e físico, criativo, outono, determinação, atração, sucesso, estimulante do apetite e estimulante mental. Nos restaurantes, como o laranja é um estimulante do apetite, é usado para decorar e assim induzir à compra. Menos apaixonante que o vermelho, o laranja aumenta o envio de oxigénio ao cérebro, estimulando a atividade mental.
- Amarelo
Sol, inteligência, luz, memória, imaginação lógica, cooperação, organização. O amarelo estimula a atividade cerebral, gera energia muscular e chama a atenção, é a cor mais visível para o olho humano. Pode ser usado para promover produtos infantis ou para lazer e alimentos, utilizando-se especialmente de combinações com outros tons frutais ou vegetais.
- Verde
O verde baixa a pressão arterial, relaxa o sistema nervoso, acalma e suaviza o pensamento, estimula a criatividade, e é um inibidor do apetite. O verde é fácil de ser visto pelos olhos humanos e pode melhorar a visão. As imagens colocadas em um fundo verde parecem estar mais longe.
- Branco
Espiritualidade, deuses, paz, pureza, virgindade, reverência, simplicidade, limpeza, humildade, precisão, inocência, juventude. O branco pode indicar simplicidade em produtos de alta tecnologia e segurança e limpeza para produtos médicos.
E o seu negócio tem cor nas redes sociais?
Para mais informações consulte o infográfico Social Media Writing.