É assim tão importante o número de seguidores numa estratégia digital? E as hashtags, devo usar e abusar? Quanto mais conteúdos partilhar mais alcance tenho na minha página? E se tiver comentários negativos, apago? uupss 😬
Esclarecemos tudo neste artigo!
Existem vários mitos sobre as redes sociais e nós, neste artigo, vamos tentar desmistificar alguns desses mitos.
MITO 1
O número de seguidores é a principal métrica nas redes sociais!
Talvez esta métrica seja a mais popular nas redes sociais, mas não é a mais IMPORTANTE! Obviamente, não a vamos desvalorizar, mas não é a principal. Porquê?
Porque: seguidores ≠ clientes
É possível ter uma pequena comunidade de seguidores e ser bem sucedido na estratégia digital, com uma boa carteira de clientes. Assim como, também é possível ter uma comunidade com milhões de seguidores e não atingir os resultados pretendidos.
O mais importante é manter a interação com os seus seguidores e clientes, criando conteúdo útil e relevante. Mantenha a sua comunidade interessada!
MITO 2
Quanto mais hashtags usar, melhor!
Usar hashtags (#) nas redes sociais é importante, MAS em exagero pode ser considerado spam.
As hashtags funcionam para alcançar pessoas que ainda não seguem o negócio, mas que podem ter os mesmos interesses.
Atenção, pesquise bem antes de as usar porque, por vezes, podem ser usadas em contextos menos profissionais e não adequados à sua publicação.
Não use sempre as mesmas hashtags, procure variar de acordo com o tema da publicação. Repetir sempre as mesmas hashtags pode acabar por ser considerado spam.
Sugestão: use no máximo entre 5 a 10 hashtags nas suas publicações!
MITO 3
O meu público-alvo não está nas redes sociais!
Com tantos utilizadores ativos nas redes sociais, será que o seu público-alvo não está presente em nenhuma delas?
Mesmo que o seu negócio seja B2B, ou seja, de empresa para empresa, as organizações são feitas de pessoas e essas estão nas redes sociais!
MITO 4
É preciso estar em todas as redes sociais!
Todas as redes sociais são diferentes. Começando pelas próprias características das plataformas, até ao tipo de público presente em cada uma delas.
É importante perceber que a estratégia usada no Facebook poderá não funcionar no LinkedIn ou no Instagram.
Assim, se na sua estratégia digital é relevante marcar presença em várias redes sociais, é também importante ter em mente que irá precisar de tempo para gerir cada uma delas. Além disso, o conteúdo também tem de ser adaptado às características de cada plataforma.
Não adianta estar só presente, mas sim manter uma presença profissional, partilhando conteúdo adaptado e relevante para o público de cada uma das redes.
MITO 5
Quanto mais conteúdos partilhar, melhor!
Primeiro, mais vale publicar menos vezes mas com qualidade do que várias vezes ao dia e deixar de ter relevância para o seguidor.
Segundo, só porque publica muitas vezes não quer dizer que toda essa informação seja consumida. Até pode tornar-se chata para quem segue a página.
Foque-se antes na qualidade e consistência de forma a gerar resultados.
E não se esqueça, por vezes, “Less e More” (menos é mais).
MITO 6
Devo apagar comentários negativos!
Complicada esta questão…
Por vezes dá vontade, certo?
O ideal é fazer sempre tudo para que os comentários negativos não apareçam, mas se acontecer, prepare-se para responder dentro da ética e bom senso.
Apagar um comentário negativo pode causar estragos ainda maiores para a página da marca/empresa.
Mantenha o seu bom profissionalismo online e offline e lide com o feedback negativo usando o senso comum.
MITO 7
Mas, eu já faço marketing digital nos meus perfis pessoais das redes sociais!
Será que os seus amigos e familiares têm os mesmos interesses que os seus potenciais clientes? Ou querem comprar os seus serviços ou produtos?
Uma conta pessoal e página profissional não são a mesma coisa e têm objetivos muito diferentes nas redes sociais. Como o nome diz: “perfil pessoal” é privado, para partilhar com amigos e família acontecimentos e pensamentos mais pessoais. “Página profissional” é para gerir o negócio, empresa ou marca, partilhando conteúdos com os seguidores.
Aproveite os benefícios que as páginas profissionais oferecem: recursos para criar anúncios, análise de estatísticas, segmentação do público, gestão e acompanhamento, etc.
Mitos à parte, é extremamente importante desde o início definir quais os objetivos que pretende atingir com uma estratégia digital. Depois é implementar as ações que definiu para atingir esses objetivos e analisar os resultados.
Importante reter: nem sempre o sucesso de uma determinada estratégia digital funciona de forma igual para as mesmas áreas de negócio ou públicos. Não vale a pena fazer copy paste 😉
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