Marketing de Conteúdo para empresas

marketing de conteúdo

Com a Internet surgiu uma nova perspectiva para o marketing de conteúdo: a interação de igual para igual.

A evolução do mundo digital permitiu que os consumidores tivessem um papel muito mais ativo. Formam as suas opiniões, não só pelas ações de marketing, mas também, pela partilha de opiniões, principalmente nas redes sociais.

E, é através do Marketing de Conteúdo que a estratégia das empresas deve passar por envolver os consumidores, em assuntos relativos à sua área de atuação. Ou seja, o foco não deve ser apenas a venda direta do produto.

Atualmente, os clientes são bem informados e tomam decisões de compra mais aprofundadas. Assim, o processo de criação de valor na mente do consumidor passa, também, pela criação de uma relação de confiança que vai além das promessas da marca e da relação emocional. É preciso informar e facilitar o processo de tomada de decisão. E, é aqui que uma estratégia de conteúdo se assume como essencial!

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O que é o Marketing de Conteúdo?

Segundo Content Marketing Institute, “é uma abordagem de marketing estratégico focado na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público bem definido – e, finalmente, para dirigir uma ação rentável do cliente”.

Significa isto, por exemplo, que as empresas devem fornecer gratuitamente conteúdo capaz de ajudar a resolver um problema do seu público-alvo.

Segundo um estudo da HubSpot o, marketing de conteúdo custa 62% menos por lead do que o marketing tradicional. Desta forma, para empresas com um baixo orçamento nas áreas de marketing e comunicação, esta, poderá ser uma ferramenta muito económica.

Mas porquê investir em Marketing de Conteúdo?

São muitos os estudos que apresentam dados estatísticos sobre as vantagens deste tipo de investimento para as empresas. No entanto, citamos apenas os estudos da Pew Internet & American Life Project, SRI, Search Engine Land, HubSpot e Internet Live Stats, que demonstram o seguinte:

  • A Google processa 3.5 bilhões de pesquisas por dia;
  • 70% das pesquisas são de produtos;
  • Mais de metades dos utilizadores online lêem blogs no mínimo uma vez por mês;
  • O orçamento médio das empresas gasto em redes sociais e blogs aumentou para o dobro:
  • 74% dos profissionais de Marketing afirmam que o Marketing de Conteúdo é mais efectivo que os meios tradicionais para gerar o retorno de investimento (ROI);
  • Mais de 90% dos profissionais de Marketing  B2B e 86% B2C usam uma ou mais ferramentas de Marketing de Conteúdo.

Como investir em Marketing de Conteúdo?

Como já referimos, o Marketing de Conteúdo é a disponibilização de conteúdos em diversos formatos. Entre os diversos formatos, podemos destacar vídeo, texto, imagem, infográfico, e-book, e-mail, etc. Por isso, estude bem o seu público-alvo e ofereça algo com valor.

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