Os princípios do Social Media Optimization (SMO)

SMO

Social Media Optimization (SMO) são um conjunto de ações que têm como objetivo direcionar tráfego para o site, melhorando a performance de SEO nos motores de pesquisa.

O Google e outros motores de pesquisa não são as únicas formas de pesquisa online. As redes sociais têm vindo a aumentar de relevância na geração de tráfego, pelo que devem também ser consideradas na optimização do seu site.

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Quais as técnicas de SMO que podemos aplicar?

É muito simples: optimizar o site de forma a que facilmente dê origem a links externos. E com o conteúdo a ser partilhado, mais facilmente a empresa ou produto, aparecem em pesquisas nas redes sociais e nos motores de pesquisa.

No entanto, é importante referir que as técnicas de SMO são complementares às de SEO (search engine optimization), mas não são um substituto. Os motores de pesquisa, nomeadamente o Google, ainda são as principais fontes para levar visitantes ao site e apostar numa estratégia de SEO deverá ser prioritário em relação à de SMO. O ideal será manter as duas estratégias em simultâneo, de forma a optimizar o site como um todo.

Para melhor implementar as técnicas de SMO estes são os 5 princípios fundamentais:

1. Criar conteúdo interessante

A partilha é o elemento principal do SMO. Por isso, para que o conteúdo seja partilhado, os conteúdos têm de ser originais, simples, que tragam valor aos utilizadores e que estejam de acordo com o público-alvo e com a área de negócio.

2. Tornar a partilha fácil

Inserir os botões de partilha no site e em todos os conteúdos para que sejam partilhados. Definir uma estratégia e colocar esses botões em lugares de destaque para que o utilizador goste e partilhe imediatamente.

3. Recompensar os fãs ou seguidores

Nas redes sociais o envolvimento com os fãs é fundamental. De nada adianta ter muitos fãs se eles não interagem com a empresa ou não se sentirem envolvidos. É preferível ter um número de fãs menor, mas que interage com os conteúdos.

4. Partilhar o conteúdo

Criar conteúdos e partilhar em diferentes plataformas. Ao criar vídeos, por exemplo, colocar no youtube ou no vimeo. Se for uma apresentação colocar no slideshare, etc…

É necessário escrever conteúdo com qualidade e para diferentes plataformas de social media e encaminhar sempre os leitores para o site.

5. Incentivar os utilizadores a comentar

Incentivar os fãs e seguidores a comentarem, a partilharem e a deixarem uma opinião. Quanto mais comentários, gostos e partilhas o conteúdo tiver melhor vai ser o seu lugar nos motores de pesquisa.

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