As hashtags nas redes sociais são “hiperlinks” que funcionam através da colocação do símbolo “#” antes da palavras-chave. E a sua utilização é uma ótima forma de alcançar o público-alvo.
Primeiro no Twitter e depois nas outras redes sociais, as hashtags passaram a fazer parte do dia-a-dia de qualquer uma nas redes sociais. Seja para reforçar as palavras-chave, para organizar os conteúdos, mas sobretudo para aumentar o alcance e o envolvimento com os fãs.
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Vamos tentar esclarecer algumas dúvidas e dar dicas para usar corretamente as hashtags nas rede sociais.
#escolher as palavras certas
As hashtags não se destinam a ser usadas em todas as palavra numa publicação. Nas redes sociais funcionam simplesmente como meio para organizar o conteúdo e torná-lo mais fácil de encontrar. Por exemplo, se alguém quiser encontrar notícias sobre uma marca, basta colocar na pesquisa a hashtag (#) e à frente a palavra que procura. Por exemplo #marketingnasaude. Assim, conseguirá aceder a tudo o que é publicado naquela plataforma e que tenha como hashtag a palavra que pesquisou.
Para saber que hashtag usar faça testes. Pesquise hashtags diferentes e com diferentes objectivos.
#testar a mensagem
A maioria das marcas que tiram proveito desta ferramenta passam algum tempo a testar as suas hashtags. É importante testar para cada uma das redes sociais e analisar qual a melhor estratégia para envolver os clientes. Também pode pesquisar nas diferentes plataformas as hashtags mais eficazes, pois as características dos utilizadores e as suas pesquisas variam de rede social para rede social.
#não exagerar nas hashtags
A verdade é que a utilização excessiva da hashtag é vista nas redes sociais como spam. Assim, deve utilizar esta ferramenta moderadamente. Entre 1 a 3 por publicação. Usar hashtags organizacionais, isto é, com o nome da marca, do produto, um slogan ou algo que possa identificar a marca. Esta escolha poderá ser uma ótima ferramenta para envolver os seguidores.
#criar engagement da marca
O verdadeiro poder da hashtag nas redes sociais é a capacidade de ligar a marca aos vários temas que são partilhados e pesquisados nas plataformas de social media e que são extremamente visíveis. Quando bem definidas e utilizadas com moderação, uma hashtag pode ajudar a aumentar a visibilidade.
Como já foi mencionado, não é obrigatório usar esta ferramenta em todos as publicações, mas é particularmente importante não as utilizar para responder a alguém. Quer se trate de um retweet ou de uma resposta, evite usar uma hashtag quando não existe essa necessidade.
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