Em que rede social a sua empresa deve estar? Facebook? Instagram? X? Tiktok? Independentemente disso, não se foque apenas numa. Identifique outras redes sociais onde o seu público-alvo também possa estar presente.
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Identificar as redes sociais
No planeamento da estratégia para as redes sociais é importante não se focar apenas na plataforma que está na “moda”. Apesar do Facebook continuar a ser a rede social com maior número de utilizadores em todo o mundo, a verdade é que há outras redes que podem ser ainda mais relevantes para o seu negócio.
Antes de seleccionar uma rede social, tente perceber primeiro onde realmente está o seu público-alvo. Identifique também onde estão os seus potenciais parceiros, onde está a concorrência e onde poderão estar os influencers indicados para a sua marca/empresa.
Analisar o número de utilizadores e a dinâmica de cada uma das redes sociais
Por exemplo, para um canal de notícias, o X (antigo twitter), enquanto microblog pode ser uma ótima estratégia. Mas para uma empresa de recrutamento o Linkedin, enquanto rede para contactos profissionais, é presença obrigatória.
Já na restauração, hotelaria e comércio local deverão ficar atentos às avaliações dos utilizadores no Foursquare e no TripAdvisor.
Mas se por outro lado, o seu negócio produz muitos conteúdos visuais, então o Youtube, Instagram ou até mesmo o Pinterest que permite aos utilizadores partilharem os conteúdos visuais favoritos, são as redes onde deve marcar presença.
E o Snapchat ou TikTok ? Bem, são as redes sociais da Geração Z mas se esta não é o seu público-alvo, não insista! Marcar presença numa rede social só porque está na moda não é boa estratégia!
Dica:
1º Definir o público-alvo. Não vale a pena avançar se não sabe com quem quer comunicar.
2º Analisar a rede social. Cada plataforma tem um propósito e pode ser ou não relevante para o seu público. Não faz sentido criar uma conta no Instagram se o seu público-alvo estiver no Tiktok.
Quer ativar o seu negócio nas redes sociais mas não sabe como nem por onde começar?
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