O Twitter é uma das redes sociais que não pode ignorar mesmo não fazendo parte da sua estratégia de social media.
Considerado como um “micro-blogging”, onde uma mensagem não pode ter mais de 280 caracteres, saber usar o Twitter de forma eficaz pode ser um excelente cartão de visita para a sua empresa.
Mas porquê apostar nesta rede social? Porque o Twitter é uma óptima ferramenta para atendimento ao cliente, nomeadamente no auxilio na resolução de problemas. Para além disso ajuda a melhorar a imagem da marca, envolve os funcionários e reduz custos de call center.
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8 dicas para usar o Twitter de forma eficaz:
1. Conteúdos Relevantes
Ter conteúdos relevantes, originais e interessantes para os seus seguidores. Esta será uma uma boa forma de conquistar os utilizadores e usar o Twitter de forma eficaz. Os bons conteúdos são retwitados e assim a audiência também pode aumentar.
2. Regularidade nas partilhas
Fazer várias partilhas durante o dia e em diferentes períodos. Assim, irá suscitar maior interesse por parte dos seguidores.
3. Assuntos do momento
Usar o Twiter de forma eficaz é também estar atento aos assuntos mais partilhados e participar nas discussões que se relacionem com a área de negócio.
4. Concorrência
Analisar a concorrência, perceber como estão, quantos seguidores e quais os tipos conteúdos que mais interacção provocam. Estar atento ao que o concorrente faz pode ajudar a melhorar a estratégia, a alterar e a ajustar acções.
5. Canal exclusivo
Fazer do Twitter um canal com conteúdos exclusivos, com promoções, ofertas ou outras acções únicas. Desta forma, não só irá captar a atenção dos seguidores como também fará com que eles visitem frequentemente a empresa através deste canal.
6. Hashtags
Procurar usar hashtags relevantes e que estejam a ser usadas nas conversações do momento. Poderá ser uma excelente forma de aumentar o alcance e os seguidores. No entanto, não esquecer, estas hashtags devem estar sempre relacionadas com o negócio ou com o conteúdo que partilhado. E não exagerar no uso de hahstags!
7. Conversar com os seguidores
Colocar questões, responder a dúvidas e sugerir soluções. Não deixar a audiência a falar sozinha, mostrar que estás presente e que se interessa com os seguidores.
8. Pesquisar e pesquisar
Fazer pesquisas e descobrir quem é o público-alvo, em que horário está online, que tipo de conteúdos gosta e com os quais interage mais.
Ao contrário de outras redes sociais, que oferecem aos seus utilizadores análise de dados, o Twitter não permite analisar as estatísticas. No entanto, existem ferramentas no mercado que permitem fazer essa monitorização. Nomeadamente, contabilizar as impressões, os “retwites”, os cliques em links e o número de seguidores. Como por exemplo, o Tweetgrid, Twittercounter, Tweetstats, Buffer, Twuffer, entre outras.
Usar o Twitter de forma eficaz pode ser uma excelente forma de divulgar a sua empresa, promover produtos e serviços. E ao mesmo tempo assume-se como um excelente canal para interagir com os seus clientes, potenciais clientes ou seguidores!