As campanhas de publicidade no Facebook ganham cada vez mais importância numa rede social onde constantemente aumenta a informação partilhada. Mas, por vezes, não chega ao público-alvo desejado.
Nesse sentido, a aposta na publicidade paga é um dos meios mais eficazes para promover um negócio online.
Ler também: Consegue sobreviver às mudanças do algoritmo do Facebook?
As principais vantagens porque deve investir em publicidade no Facebook, são a possibilidade de segmentar e direccionar os anúncios para quem deseja. É possível segmentar tendo em conta os seus interesses, idade, região, formação, sexo, entre outros.
Vou então mostrar, de uma forma resumida, como começar por definir campanhas de publicidade no Facebook:
1. Definir objetivos para as campanhas de publicidade no Facebook
Antes de iniciar campanhas de publicidade no Facebook é importante perceber quais são os objectivos. Seja para aumentar a base de fãs, para direccionar tráfego para o site, aumentar a notoriedade da marca, gerar vendas ou promover um evento específico.
A segmentação dos anúncios permite alcançar as pessoas certas com base nos interesses. Mas por outro lado, tem também a vantagem da segmentação dos amigos das pessoas que gostam da página, aumentando o potencial de likes na página.
2. Targeting é Fundamental
Como já referi, para criar um anúncio bem-sucedido, a segmentação é muito importante.
Ter em conta os dados demográficos do público-alvo como género, sexo, localização, nível de escolaridade e interesses pessoais, etc.
Lembre-se que por vezes é mais eficaz direccionar uma campanha para um número reduzido de pessoas mas que está realmente interessado, do que para milhares de pessoas. Por exemplo, se o objectivo é promover uma venda rápida, concentre-se nos fãs existentes. Estes são mais propensos a comprar ao contrário dos que não conhecem a marca ou a empresa.
3. Usar textos e imagens eficazes
Utilizar textos curtos, simples e concisos, que contenham as palavras-chave do produto e que sejam mais facilmente identificados pelo público-alvo. Destacar as ideias chave ou as características do produto e o que o torna diferente dos outros. Não esquecer que a palavra-chave deve estar presente no título e no corpo do anúncio sempre que possível. Provoque o leitor e coloca-lhe uma questão. Esta pode ser uma óptima forma de levar os fãs a clicarem no anúncio.
Incluir sempre um call-to-action (CTA) que leve o público a clicar e a chegar à página de destino, e dar importância às fotos. As imagens são o que mais chamam a atenção do público. Desta forma quando seleccionar as fotos, lembre-se que têm de estar relacionadas com o texto ou com o produto que está a divulgar.
4. Criar e testar vários anúncios
Apesar da segmentação nos anúncios do Facebook, deve criar vários anúncios e testá-los de forma a conseguir analisar com qual deles os utilizadores mais interagem. Depois de criar o anúncio, crie outros semelhantes de forma a perceber o comportamento do público. Altere ou ajuste de acordo com o comportamento dos seguidores ou dos cliques que tem. Também para campanhas futuras, a análise das acções dos utilizadores pode ajudar a ter campanhas de sucesso.
5. Atualizar constantemente o conteúdo
Para além das campanhas, é importante actualizar a página com conteúdos regulares e que levem os fãs, depois de clicarem nos anúncios, a ir mais vezes à página. Estes conteúdos regulares e com valor são uma óptima forma de atrair novos fãs e de manter ativos os que já são seguidores. A publicidade no Facebook poderá ser um início de um contacto, no entanto, só os conteúdos regulares na página irão manter os fãs fiéis.
Mais infos no Guia de Anúncios do Facebook