O Instagram já ultrapassou os 800 milhões de utilizadores e é das ferramenta que melhor combina duas forças da tecnologia: o mobile e imagens.
O potencial do Instagram é ainda recente para a maioria das empresas e tem ainda muito para explorar. No entanto, esta plataforma de partilha de pequenos videos e fotos, pode ser utilizada pelas empresas com diferentes objetivos. Nomeadamente: atingir um segmento alvo de utilizadores móveis (marketing geolocalizado), expandir a presença numa rede social para alcançar um público-alvo específico, partilhar conteúdos visuais únicos, unir uma comunidade, por exemplo com os embaixadores da marca.
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Então como usar o Instagram para aumentar as vendas?
Enquanto rede social distinta do Facebook e do Twitter, o Instagram exige mais criatividade por parte das empresas. No entanto, é necessário ter em atenção algumas dicas para consolidar o conceito de uma marca. Fique a par do que não pode esquecer ao definir uma estratégia e qual o potencial do Instagram para as empresas:
1. Criar hashtags
O uso de hashtags é um grande potencial do Instagram. Auxilia na segmentação do conteúdo e facilita as pesquisas dos utilizadores. Deve por isso, estimular o público a partilhar imagens relativas à sua marca com hashtags específicas. Assim, é possível identificar quem usa os produtos e serviços.
2. Mostrar o backstage
Uma maneira de afirmar o negócio e demonstrar os valores da empresa é mostrar as etapas de desenvolvimento de um projecto. Por exemplo, caso a empresa desenvolva algum tipo de produto, aproveite o potencial do Instagram para partilhar fotos da equipa a desenvolver o projecto. Ou então, de cada etapa da montagem, os funcionários responsáveis e a chegada até ao consumidor final.
Se a marca estiver vinculada a um serviço, aproveite para divulgar as vantagens, a utilização por parte dos consumidores e os pontos físicos disponíveis.
Claramente que existem áreas de negócio mais “fáceis” de partilhar imagens, como desporto, nutrição, beleza, fotografia profissional, etc… Mas independentemente da área de negócio, o importante é criar uma história e partilhar os “momentos” com os seguidores.
3. Interagir com os utilizadores
Fazer perguntas, comentar e pesquisar assuntos relevantes para o seu negócio. Seguir e interagir com alguns perfis que sejam interessantes para aumentar a comunidade. Sabemos que nem sempre é possível responder ou interagir com todos, mas 10 minutos por dia já vão trazer alguns frutos.
4. Divulgar o seu estilo de vida
Muito além de produtos e serviços, a empresa deve vender um conceito. Quem pretende atingir? Que sensações o negócio é capaz de proporcionar? Porque os utilizadores a devem escolher? Motivar os seguidores através de imagens estimulantes, diferentes, interessantes e que, principalmente, definam o que a sua marca quer demonstrar.
Boas práticas para explorar o potencial do Instagram
- Fazer um planeamento. Não adianta usar imagens aleatórias e sem nenhum critério. Ter um objetivo (gerar tráfego, aumentar o engagement, fortalecer a marca, divulgar produtos, etc) e criar estratégias para alcançá-lo.
- Elaborar um cronograma de partilhas e ter em atenção as sazonalidades.
- Estabelecer métricas para medir e avaliar os resultados das ações.
- Evitar o uso de hashtags complexas ou triviais demais.
- Divulgar imagens de ações paralelas de cariz social ou sustentável que agreguem valor à marca.
- Não exagerar no uso de filtros, ao ponto de distorcer as imagens.
- E a última mas não menos importante: Nunca usar um perfil pessoal mas sim um perfil profissional. Não só terá acesso às estatísticas das visitas como pode criar campanhas de publicidade.
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