fbpx

como usar o pinterestO Pinterest é já uma rede social com mais de 50 bilhões de utilizadores. E é considerada a plataforma social que mais valor gera em compra e a preferida do sexo feminino. Os utilizadores do Pinterest passam em média 14,2 minutos em cada visita que fazem.

No entanto, é importante saber como usar esta rede social para promover o seu negócio.

Ler também: 6 dicas para usar o Pinterest 

Como usar o Pinterest?

O Pinterest é uma plataforma extremamente visual, que agrada os olhos daqueles que utilizam imagens como fonte de inspiração. O layout do site remete-nos para os murais de cortiça onde afixamos fotografias. O termo surgiu através da junção das palavras pin (alfinete) e interest (interesse). Ou seja, pode partilhar tudo o que  interessa, os denominados pins e organizá-los por temas em álbuns.

Para ajudar a determinar se é ou não adequado à sua empresa. E saber como usar para atrair tráfego para o seu site ou loja online, organizámos alguns pontos que deve ter em atenção para dinamizar a sua presença nesta rede social.

1. Analise se o Pinterest se adequa ao seu negócio

O Pinterest é baseado em imagens e “coisas bonitas”. Se o seu negócio não possui um produto visualmente atraente terá alguma dificuldade em atrair os utilizadores para interagirem com o seu negócio. Por outro lado, uma presença dinâmica nesta ferramenta consome tempo e recursos humanos. Será que tem recursos humanos para dinamizar a sua presença com regularidade no Pinterest?

Se não tem, considera contratar um gestor de redes sociais para poder usar o Pinterest de forma profissional.

2. Adicione um botão “Pin it” aos seus produtos

Ao adicionar um botão “Pin it” aos seus produtos no site, os visitantes e utilizadores mais facilmente podem partilhá-los no Pinterest.  Para além disso, implemente o botão “Seguir no Pinterest” no site , com os botões das restantes redes sociais onde estás presente. E finalmente, instale um botão “Pin it” na barra de ferramentas do seu navegador para poder publicar imagens com facilidade.

3. Saiba o que os seus clientes procuram e crie álbuns adequados

Crie álbuns que combinem com o estilo de vida dos clientes e organize-os por categorias. Partilhe imagens que combinem com esse estilo de vida e não apenas com os produtos ou imagens do negócio que representa. Ao partilhar álbuns relacionados com o estilo de vida ou interesses dos utilizadores do negócio, e não apenas os produtos da marca, está a mostrar aos clientes que os compreende.

4. Conte uma história

Cada álbum deve contar uma história sobre o espírito, a personalidade e os valores dos produtos. Não partilhe apenas os produtos, somente com o objectivo de os divulgar. Isso é publicidade e pode ser motivo de desinteresse para os consumidores. Esta é uma dica simples para usar o Pinterest e que pode implementar para promover o seu negócio.

5. Crie conteúdo exclusivo

Acima de tudo dê aos clientes motivos para seguirem a sua empresa no Pinterest. Não partilhe os mesmos conteúdos nas diferentes redes sociais. Inove e partilhe produtos ou experiências exclusivas que motivem os utilizadores a voltar à página com regularidade.

6. Não esquecer as hashtags

Para além do nome e do preço dos produtos, inclua também na descrição algumas hashtags. De preferencia que se relacionem com as palavras-chave do seu negócio e que permitam que os produtos sejam mais facilmente encontrados pelos utilizadores.

 7. Seja ativo

Siga, goste e partilhe imagens de outros utilizadores que se relacionem com o negócio. Mostre que se interessa pela comunidade Pinterest e que não está presente nesta plataforma apenas com o objectivo de promover o seu negócio.

8. Publique nos horários em que os clientes estão online

Normalmente os utilizadores estão online durante a hora de almoço, ao final do dia de trabalho e antes de dormir. Aproveite estes horários para interagir e promover o seu negócio.

9. Analise a concorrência

Fique de olho no que a concorrência está a fazer. Analise o comportamento dos utilizadores nessas páginas, do que gostam, o que partilham e o que comentam. É uma óptima forma de perceber o perfil dos potenciais clientes e o que pode melhorar na sua estratégia.

Para descobrir quem está a partilhar as imagens de quem, segue a dica: http://pinterest.com/source/WEBSITEURL/

(substituindo “WEBSITEURL” pela URL do site que desejas pesquisar) no seu motor de busca.

 


Diana Cordeiro

A Diana Cordeiro é consultora de Marketing Digital e formadora em Redes Sociais. Co-founder da Conteúdo Digital, é pós-graduada em Web Marketing e licenciada em Comunicação Empresarial.