O algoritmo do Facebook muda constantemente. E como consequência o alcance orgânico das publicações das páginas continua a diminuir. Ou seja, o número de pessoas que vêem a publicação, sem qualquer promoção ou publicidade paga a impulsionar o seu desempenho, cada vez diminui mais. Assim sendo, são as empresas que apenas utilizam o Facebook como única plataforma de comunicação na sua estratégia de marketing que tendem a “sofrer” mais com esta alteração.
Ler também: Criar campanhas de publicidade no Facebook
O que se passa com o algoritmo do facebook?
O que se tem vindo a verificar é que as marcas com 16% de alcance nos últimos 2 anos, passaram para 2% de alcanc. O que obrigou as empresas a redefinirem a sua estratégia de marketing nas redes sociais. Mas afinal qual é a solução? Está na altura de aproveitar o poder de outras redes sociais: Pinterest, Twitter, Snapchat, Instagram ou Tumblr. Assim como analisar os conteúdos e as estatísticas e tornar esses conteúdos cada vez mais apelativos aos fãs.
Para tornar todas estas estratégias mais fáceis de delinear, aqui ficam algumas dicas para que um gestor de redes sociais possa reagir às mudanças do algoritmo do Facebook:
Construir presença noutras redes sociais
A quantidade de conteúdos partilhados no Facebook é um dos motivos para o decréscimo do alcance orgânico. Por isso, está na hora de apostar noutras redes sociais e aproveitarem outras plataformas para envolverem e interagirem com os seus fãs. E por outro lado de superarem algumas dificuldades que as mudanças do algoritmo do Facebook traz.
Promover conteúdos
Como já referimos, com as constantes alterações do algoritmo do facebook, o alcance diminuiu e a possibilidade de cada fã ver o conteúdo, é portanto, menor. No entanto, para contrariar esta tendência tente promover esse mesmo conteúdo noutras plataformas.
Utiliza também hashtags personalizada, em artigos, anúncios de publicidade, concursos ou passatempos. Dando acesso fácil aos utilizadores, incentivando-os à partilha e ao mesmo tempo oferecendo uma ligação direta à empresa.
Medir e otimizar o desempenho no Facebook
Para alcançar os objetivos do negócio e avaliar a presença no Facebook é fundamental que analises os dados estatísticos das páginas. Nomeadamente o alcance, as publicações mais vistas, quais os tipos de publicações em que os fãs mais clicam e em que horários. Para além da monitorização, não se esqueça…teste, teste, teste, analise e teste novamente. É fundamental fazer uma boa análise das estatísticas da página de forma a reagir às constantes mudanças do algoritmo do Facebook.
Dar voz aos fãs
As redes sociais têm como principal objectivo a partilha de informação. Assim deixe que os fãs falem dos produtos. Que partilhem a sua opinião sobre a empresa e dêem sugestões. É importante que não seja só a empresa a mostrar o lado institucional. Mas que também seja o cliente a levar a imagem da empresa a outros clientes/fãs. Promova acções onde haja essa abertura e que incentive os fãs a partilhar e a interagir com a empresa.
Acompanhe as novidades no Facebook Newsroom