Para quem usa o Pinterest no seu negócio, seja para divulgar a marca, gerar leads, promover produtos ou aumentar a notoriedade, é essencial ter uma presença bastante dinâmica. Não deve passar apenas pela partilha de imagens e pela criação de álbuns
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Neste artigo apresento algumas dicas que considero importantes e que são a compilação de algumas das melhores práticas das marcar com maior presença no Pinterest. Por isso, antes de se lançar no Pinterest, planeie, defina e analise a sua estratégia de acordo com o seu negócio e com as particularidades desta rede social.
1. Optimizar o site ou blog com o botão “Pin it”
Os botões “Pin it” ou siga-nos do Pinterest, presentes no site/blog podem trazer potencial para a sua empresa. Permitem partilhar facilmente a informação do seu site para esta rede social e desta forma aumentar a interacção e o alcance dos conteúdos.
2. Incorporar o Pinterest em outras redes sociais
Pode adicionar o botão do Pinterest em outras redes sociais. Isto permite que os utilizadores das diversas plataformas sigam a empresa, aumentando assim a audiência.
3. Definir horários de partilha
Não deve fazer partilhas sem sentido, em qualquer horário ou em quantidades desreguladas. Teste vários horários e analise em quais deles obtem maior envolvimento dos fãs. Analise também quais dos pins é que a sua audiência mais gosta. E por último, partilhe conteúdos exclusivos, relevantes e que estejam relacionados com a sua área de negócio.
4. Seja social
Como qualquer rede social o principal objectivo é a interacção com os utilizadores, o envolvimento com a audiência. Dedique, diariamente, algum tempo para acompanhar o que acontece na sua página. Comente, “repin”, goste de conteúdos que sejam relevantes para a sua área de negócio. E muito importante, agradeça aos seus seguidores! Este gesto é muito bem visto e aceite pelos seus seguidores e irá contribuir para construir uma comunidade em torno da marca.
5. Siga outros utilizadores
Outra dica a ter em conta: seguir outros utilizadores, especialmente os que já são seus seguidores. Siga utilizadores ou álbuns específicos, que sejam relevantes e de interesse para os seus seguidores, relacionados com a área de negócio.
6. Analise a sua página
Utilize a ferramenta gratuita de análise do Pinterest. Avalie as estatísticas da página, acompanhe e monitorize os pins, as partilhas, os gostos e os comentários mais populares. Analise e aproveite para reajustar a sua estratégia.
O Pinterest é uma rede social baseada no que as pessoas pensam, acerca de temas interessantes e conteúdos originais, apresentados na sua maioria através de imagens. E como já verificou, existem várias maneiras de promover o seu negócio nesta rede social.