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como usar o pinterestPara quem usa o Pinterest no seu negócio, seja para divulgar a marca,  gerar leads, promover produtos ou aumentar a notoriedade, é essencial ter uma presença bastante dinâmica. Não deve passar apenas pela partilha de imagens e pela criação de álbuns

Ler ainda: Como usar o Pinterest para promover o seu negócio

Neste artigo apresento algumas dicas que considero importantes e que são a compilação de algumas das melhores práticas das marcar com maior presença no Pinterest.  Por isso, antes de se lançar no Pinterest, planeie, defina e analise a sua estratégia de acordo com o seu negócio e com as particularidades desta rede social.

1. Optimizar o site ou blog com o botão “Pin it”

Os  botões “Pin it” ou siga-nos do Pinterest, presentes no site/blog podem trazer potencial para a sua empresa. Permitem partilhar facilmente a informação do seu site para esta rede social e desta forma aumentar a interacção e o alcance dos conteúdos.

2. Incorporar o Pinterest em outras redes sociais

Pode adicionar o botão do Pinterest em outras redes sociais. Isto permite que os utilizadores das diversas plataformas sigam a empresa, aumentando assim a audiência.

3. Definir horários de partilha

Não deve fazer partilhas sem sentido, em qualquer horário ou em quantidades desreguladas. Teste vários horários e analise em quais deles obtem maior envolvimento dos fãs. Analise também quais dos pins  é que a sua audiência mais gosta. E por último, partilhe conteúdos exclusivos, relevantes e que estejam relacionados com a sua área de negócio.

4. Seja social

Como qualquer rede social o principal objectivo é a interacção com os utilizadores, o envolvimento com a audiência. Dedique, diariamente, algum tempo para acompanhar o que acontece na sua página. Comente, “repin”, goste de conteúdos que sejam relevantes para a sua área de negócio. E muito importante, agradeça aos seus seguidores! Este gesto é muito bem visto e aceite pelos seus seguidores e irá contribuir para construir uma comunidade em torno da marca.

5. Siga outros utilizadores

Outra dica a ter em conta: seguir outros utilizadores, especialmente os que já são seus seguidores. Siga utilizadores ou álbuns específicos, que sejam relevantes e de interesse para os seus seguidores, relacionados com a área de negócio.

6. Analise a sua página

Utilize a ferramenta gratuita de análise do Pinterest. Avalie as estatísticas da página, acompanhe e monitorize os pins, as partilhas, os gostos e os comentários mais populares. Analise e aproveite para reajustar a sua estratégia.

O Pinterest é uma rede social baseada no que as pessoas pensam, acerca de temas interessantes e conteúdos originais, apresentados na sua maioria através de imagens. E como já verificou, existem várias maneiras de promover o seu negócio nesta rede social.

 


Diana Cordeiro

A Diana Cordeiro é consultora de Marketing Digital e formadora em Redes Sociais. Co-founder da Conteúdo Digital, é pós-graduada em Web Marketing e licenciada em Comunicação Empresarial.